terça-feira, novembro 13, 2007

Escolas participam de Programa SuperAção


Iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna em cinco estados
Jovens responsáveis por serem os protagonistas nas soluções para a escola e comunidade é o lema principal do Programa SuperAção Jovem, do Instituto Ayrton Senna, no qual participam as escolas estaduais Jaçanã Altair Pereira Guerrini, na Vila Independência, Doutor Jorge Cury, no bairro Chácara Nazareth e Professor José de Mello Ayres, no bairro São Judas.
Ontem, os alunos dessas unidades participaram do Circuito Regional do SuperAção, no qual quatro deles serão escolhidos entre os coordenadores do programa para representarem Piracicaba no Circuito Estadual, que será realizado em 2 de dezembro, em São Paulo.
Nesse ano, o tema foi a literatura e os estudantes da 7ª e 8ª séries tiveram a missão de pesquisar sobre o nível de leitura em sua escola, buscar soluções para incentivar a leitura entre os estudantes, melhorar a biblioteca da escola e, ainda, indicar a compra de novos livros.
Segundo a agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Cynthia Sanches, o programa atua na educação complementar estimulando os jovens a buscarem soluções criativas e eficazes para os problemas da escola e da comunidade. “Este ano escolhemos a literatura e os estudantes precisaram buscar soluções para o problema da falta do hábito de leitura entre os jovens”, disse.
Os alunos inscritos no Game SuperAção são capazes de transformarem a realidade em que vivem e desenvolverem habilidades para atuarem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Para o estudante da 8ª série, Claudinei Ferreira Martins, a literatura mostrou uma nova forma de enxergar o mundo. “Antes eu só lia revistas em quadrinhos e hoje leio três livros por mês. A leitura me mostrou um mundo novo, em que a cada dia aprendo a olhar as coisas ao meu redor de maneira mais crítica”.
O SuperAção Jovem é realizado na Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Segundo Cynthia, somente no Estado de São Paulo, existem 2.000 escolas parceiras e 150 mil jovens participando.
Agradecimentos à porfessor Luciana Martins.

Um comentário:

Tereza Rosés - Diretora de Escola disse...

Acompanhando de perto o desenvolvimento deste trabalho pudemos constatar o excelente resultado que a Profª Luciana Martins (Língua Portuguesa) alcançou com os alunos destas turmas. O avanço na aquisição de bons hábitos de leitura e escrita, o traquejo com entrevistas aos educadores, a sensibilidade e crescimento de todos nós da escola trouxe novo ânimo. Estamos felizes pelas três escolas parceiras envolvidas neste projeto.